Presidente do Detran elogia atuação do Sindicato de Despachantes

Parceria entre as duas instituições auxilia na ampliação dos serviços prestados e traz benefícios para o cidadão

A história do Sindicato dos Despachantes do Estado de Goiás (Sindego) tem início em 17 de fevereiro de 1986, quando ainda era apenas uma associação. Já em 13 de maio de 1996, graças ao trabalho incansável e persistente de Idelton Gomes da Silva, a entidade conseguiu a obtenção da Carta Sindical e esse registro garantiu ao Sindego a personalidade jurídica necessária para fortalecer a categoria, tanto para os usuários quanto para o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran). O sindicato foi estruturado e foram criados serviços eficientes para atender os despachantes, sendo executadas melhorias físicas e ampliação do espaço da sede do sindicato, que abriga hoje os serviços de apoio como Secretária da Fazenda (SEFAZ), venda de materiais de uso exclusivo dos despachantes, banco, área administrativa, comunicação, apoio aos despachantes, solicitação de serviços, revisão de processos e emissão de DUA’s e boletos para os associados.

Com tantos anos de atuação, a forte relação desenvolvida entre o Sindego e o Detran é um dos principais motivos da melhoria da qualidade do serviço prestado à população, de acordo com o presidente do Detran-GO, Eduardo Machado. “Depois que o sindicato começou a trabalhar conosco, o nível de satisfação do usuário aumentou bastante”, pontua o presidente do Departamento de Trânsito. “O importante para o Detran é facilitar a vida dos proprietários de veículo. No momento em que fazemos essa parceria, automaticamente melhora a qualidade atendimento prestados já que ampliamos o nosso leque de serviços e o nível de acessibilidade dos usuários. Atualmente, existem mais de 200 empresas de despachantes em todo o Estado de Goiás, então sentimos que estamos sendo duzentas vezes mais representados ao ter os despachantes fazendo esses serviços que, em outras épocas, só poderiam ser realizadas no próprio Detran. Então, hoje, com o suporte e auxílio que temos do Sindego, essa parceria é excelente para o Detran e principalmente para a população. A gente conseguiu chegar no nível de excelência ainda maior exatamente por termos os despachantes para ajudar o Detran nesse fluxo de trabalho”, explica Machado sobre a importância da atuação do sindicato na prestação de serviços à população goiana.

Para o diretor de atendimento do Detran, Coronel Aylon José de Oliveira Junior, a parceria entre a entidade e o Sindego é extremamente importante para viabilizar um tratamento mais próximo e direto com a população. “Para 2023, pretendemos estender essa parceria e estamos dispostos a melhorar nossos serviços, estamos sempre de portas abertas para escutar e discutir sobre onde podemos atuar para trazer mais excelência ao fortalecer nossa parceria com o Sindego”, pontua o diretor.

Segundo o presidente do Sindicado de Despachantes, Divino Eterno dos Santos, “há planos futuros para incrementar ainda mais a parceria entre o Detran, o Sindego e faculdades para ministrar cursos de formação e capacitação de despachantes, visando aprimoramentos constantes de nossa classe empresarial, lembrando que doravante os despachantes que não estavam inscritos até 28.12.2021, hão de serem portadores de Diplomas de Curso de Formação de Tecnólogo, nos termos da Lei 14.282, publicada no Diário Oficial da União de 29.12.2021”.

Além das atividades sindicais, o Sindego atua no apoio aos empresários que representa, principalmente ao participar do fórum empresarial para o desenvolvimento de Goiás, por meio da Fecomércio-GO.

fonte: Fecomércio